Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.

2022 praticamente chegou ao fim e você deve estar atento(a) sobre o que esperar de 2023 em relação ao mundo da Comunicação e Marketing. Confira as tendências para o novo ano, pesquise sobre os assuntos e estude muito. Esses elementos auxiliarão muito o seu planejamento para 2023!

P.S.: É claro que você não será capaz de utilizar todas as tendências porque isso depende dos objetivos traçados previamente. Você deve analisar a persona, identidade e, especialmente, a realidade de seu negócio.

Qual a importância das tendências para o profissional de Marketing?

O objetivo do Marketing é vender, estabelecer a marca e gerar credibilidade. Nesse cenário, sem as tendências digitais não temos como prever quais serão os tipos de conteúdos em alta e as principais estratégias para alcançar mais leads. 

As tendências de Marketing permitem que as empresas identifiquem possibilidades de mudança, além de ficar um passo à frente da concorrência e estar preparada para atender os pedidos e necessidades dos clientes.

De acordo com a Pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil, com base em: Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas adotam o Marketing Digital como estratégia de crescimento.

Quais são as principais tendências de marketing para 2023? 

Após dois anos de uma pandemia que afetou todos os setores, o ano de 2022 foi marcado pela volta à normalidade. Então, determinar o que esperar de 2023 não é uma tarefa fácil, uma vez que as mudanças acontecem exponencialmente.

  • Marketing Responsivo: Uma das principais tendências para 2023 inclui o formato dos conteúdos, já que grande parte dos usuários utilizam os celulares para acessar as redes e plataformas. De acordo com uma pesquisa da FGV, no Brasil existem aproximadamente 242 milhões de smartphones – isso indica que há mais celulares do que habitantes. 
  • Conteúdo Interativo: Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e participativos. Eles exigem um lugar de fala, um canal onde possam opinar, demonstrar seus interesses e reclamar sobre suas dificuldades. Sendo assim, é importante a criação de conteúdos interativos, que mostram a importância da opinião dos consumidores, como avaliações, questionários, chatbots e etc. 
  • Os vídeos estarão em alta: Em 2022 percebemos o grande aumento no alcance dos Reels no Instagram, fora o constante crescimento do TikTok. Em 2023 esse mercado se expandirá ainda mais e é importante estar preparado para produzir seus conteúdos nesse formato também. 
  • Conversational Marketing: Conversational Marketing ou Marketing de Conversação é uma estratégia que foca nas conversas com os usuários, conversas em tempo real que aceleram a passagem de seus leads pelo funil de conversão e agregam valor aos consumidores por meio de tratamento personalizado. No Brasil, onde o uso do WhatsApp tem se popularizado cada vez mais em todas as áreas, essa vai ser uma tendência importantíssima. Aqui no blog da Usina, em 2022, já falamos sobre a importância do WhatsApp nas estratégias de Marketing

Continue acompanhando o blog da Usina em 2023 para mais dicas, explicações e estratégias na área da Comunicação! 😉

2 Thoughts to “O que esperar de 2023: Confira as tendências para o novo ano”

  1. […] Com o recurso de Notas disponível desde o final do ano passado, o restante das ferramentas prometem ser tendências de redes sociais em 2023. Al´ém dessas, existem outras deste novo ano que você pode conferir aqui. […]

  2. […] no fim do 1º mês de 2023 e você precisa saber o que esperar dos próximos 11 meses e conferir as tendências do novo ano. Se 2022 foi marcado por conteúdos virais, em 2023 não vai ser […]

Deixe um comentário

dezesseis + cinco =